Encontre as lentes perfeitas para você

A tecnologia das lentes oftálmicas tem avançado para atender as diferentes necessidades de correção visual. Existem mais do que alguns tipos de lentes de óculos para escolher que se ajustem as condições e atividades do usuário. Se você precisa de uma prescrição médica para óculos, há vários fatores a serem considerados para escolher as lentes certas para você: o tipo de lente, o tipo de material e as tecnologias adicionais que podem maximizar seu conforto ao colocar seus óculos.

Passo 1. Tipos de lentes

O tipo de lente depende de sua correção visual e necessidade. Se você tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo, seu oftamologista vai recomendar lentes monofocais. Se você tem presbiopia, ele vai recomendar lentes progressivas ou lentes ocupacionais.

Lentes monofocais

Se você tem menos de 40 anos de idade e precisa de um óculos de grau, as lentes monofocais devem ser suficientes para a sua correção visual. As lentes monofocais têm o mesmo grau em toda a lente para fornecer um único foco que atenderá todas as suas atividades.

Lentes ocupacionais

As lentes ocupacionais proporcionam uma visão nítida de perto e média distância. É uma ótima opção para uso em computador e ambiente de trabalho.

Lentes progressivas

As lentes progressivas proporcionam uma transição gradual entre a visão de perto e de longe. Se você tiver 40 anos ou mais, possui presbiopia. O uso de lentes progressivas lhe permite ver todas as distâncias com nitidez sem ficar tirando e colocando os óculos convencionais só para perto.

Passo 2. Materiais

Hoje em dia, a grande maioria das lentes são feitas de acrílico, uma vez que é mais leve e mais resistente do que o vidro (mineral).

Quanto maior o valor da prescrição, mais grossa será a lente. É por isso que a Nikon têm desenvolvido materiais acrílicos diferentes que permitem otimizar a estética e a espessura das lentes, de acordo com a correção. Estes materiais diferentes são definidos pelo seu “índice de refração”. Por exemplo: Com uma mesma correção, quanto maior o índice de refração, mais fina será a lente.

As lentes mais finas (médios e altos índices de refração) também são muito sólidas e resistentes. As lentes de alto índice possuem grande resistência a impactos e quebra, sendo recomendada para crianças. A Nikon inventou as lentes mais finas do mercado com o índice de 1.74.

Todas as lentes Nikon de alto índice também oferecem 100% de proteção UV.

A Nikon oferece, portanto, opções de materiais acrílicos de lentes oftálmicas de vários índices, proporcionando lentes mais confortáveis com excelente estética e resistência.

Você poderá encontrar a melhor solução, tendo sua prescrição em conta, juntamente com o seu estilo de vida e sua armação.

1.50

Lente acrílica padrão, com índice de refração de 1.50, é o material comumente mais usado para baixas prescrições (entre 0 e +/-2,00) e armações de aro fechado.

1.59

Lentes de médio-alto índice de 1.59, são mais finas do que as acrílicas padrão e muito resistentes, sendo uma excelente opção para armações de parafuso ou com fio de nylon, onde as lentes ficam expostas.

1.67 e 1.74

Esta categoria de lentes varia de índice de material de 1.67 a 1.74, o maior índice atualmente disponível. Lentes de ultra-alto índice são as mais finas e leves disponíveis atualmente para prescrições mais elevadas.

Pergunte ao seu oftalmologista que material será melhor para você, baseado em sua prescrição individual e o estilo de armação que você gosta. Lembre-se, quanto maior o índice do material, mais fina é a lente.

Passo 3. Tecnologias adicionais

A aplicação de tecnologias adicionais oferece vários benefícios a você.

  • Antirreflexo: ajuda na transparência da lente e diminui o ofuscamento. Oferecem resistência à arranhões, manchas e repelência à água e prolongam a vida útil das lentes. O antirreflexo premium da Nikon oferece ainda a proteção adicional da absorção dos raios UV nocivos.
  • Transitions: Em ambientes internos deixam as lentes transparentes e em ambientes externos tornam as lentes escuras. As lentes fotossensíveis Transitions® se adaptam às condições de luminosidade natural para fornecer a dose certa de luz em qualquer ambiente.
  • Lentes polarizadas: Elimina o reflexo de superfícies horizontais para proporcionar uma melhor percepção de contraste. Melhora a qualidade da visão, especialmente ao dirigir ou durante a prática de esportes aquáticos.