Daltonismo

O daltonismo afeta mais homens do que mulheres.

Esta diferença entre homens e mulheres, é devido ao fato de que os genes envolvidos na percepção das cores verdes e vermelhas estão localizados no cromossomo X. Os homens possuem apenas um cromossomo X (XY), enquanto as mulheres possuem dois cromossomos X (XX). Se uma mulher é daltônica, isto significa que seus dois cromossomos X estão com defeito, ao passo que, se um homem sofre de daltonismo apenas seu cromossomo X está com defeito.

Testes de daltonismo: Nestas imagens é possível ver os números 6 e 42.

Testes de daltonismo: Nestas imagens é possível ver os números 6 e 42.

Ser daltônico não significa que você é incapaz de ver as cores. Você apenas percebe as cores de uma forma diferente. O daltonismo, que torna o paciente incapaz de distinguir vermelho e verde, é o tipo mais comum. No entanto, em casos raros, a incapacidade para discriminar amarelo e azul pode ser encontrada. Este segundo tipo de daltonismo não está ligado ao sexo da pessoa, pois o gene envolvido na percepção do azul está no cromossomo 7, encontrado em homens e mulheres.

A percepção da cor é possível graças aos cones localizados na mácula da retina, que
são células fotorreceptoras. Estes cones transformam o sinal ishiharaeletromagnético
da luz em um sinal elétrico que é transmitido para o cérebro através do nervo óptico.
O daltonismo resulta de uma deficiência no desenvolvimento dos cones, que estão perdendo seus pigmentos fotorreceptores.

O daltonismo é, geralmente, por causas genéticas, mas às vezes pode ser por causa do cérebro, nervos ou olhos danificados. O daltonismo pode ser detectado mesmo em pessoas jovens, com o teste de cores de Ishihara.

Este teste foi inventado em 1917 por Shinobu Ishihara, professor da Universidade de Tóquio. Este teste consiste em 38 placas. Cada placa contém um número impresso em
pontos de uma cor, rodeado por outros pontos de cores diferentes. Uma pessoa daltônica terá dificuldade em enxergar o número, pois para ela, a cor do número irá fundir-se com a cor dos pontos em volta.