Sobre os raios UV

As pessoas, geralmente, estão cientes dos danos causados pela radiação UV na pele, mas, muitas vezes, não sabem o risco para os olhos. Ao contrário de outras partes do seu corpo, seus olhos nunca vão se recuperar de danos e prejuízos acumulados que podem levar você a doenças perigosas nos olhos.

O sol emite três tipos de radiações ultravioleta, dependendo dos seus comprimentos de onda: UVA, UVB e UVC.

Estas radiações são invisíveis ao olho humano, mas podem ter efeitos desastrosos sobre o corpo humano. O UVA representa 95% da radiação UV sobre a superfície da Terra e é responsável não só pelo bronzeamento, mas também pelo envelhecimento da pele e pode causar danos aos olhos, especialmente em crianças. O UVB atinge apenas a epiderme e provoca queimaduras, câncer de pele, formação de bolhas e danos aos olhos. O UVC é o tipo de radiação mais prejudicial, mas são filtrados pela camada de ozônio.

 

venn-diagramaOs efeitos dos raios UV são mais nocivos no verão do que no inverno. No entanto, deve-se ter cuidado com o tempo nublado em qualquer época do ano. Ao contrário da crença popular, os raios UV podem atravessar as nuvens. Recomenda-se usar óculos de proteção durante todo o ano.

Além disso, certifique-se de que as crianças têm uma boa proteção para os olhos, especialmente se elas são menores de dez anos. Elas estão particularmente expostas a lesões oculares graves, pois os seus olhos não são capazes de filtrar os raios UV do sol.

A performance superior das lentes Nikon é auxiliada pelo processo de bloqueio da luz UV nociva. Todos os materiais das lentes Nikon, exceto 1.50, cortam 100% dos raios UVA, UVB e UVC.